Skip to content

Tricoteiras – Pendengas de um criativo

setembro 3, 2010

 

O Criativo  pelo menos uma vez na vida encara uma pendenga. As minhas geralmente são com pessoas que se dizem criadoras, mas na verdade são copiadoras e isso me irrita muito, pois pesquisar, tirar idéias e ver tendências não são a mesma coisa de copiar descaradamente.

Hoje eu decidi contar algumas das  situações que já aconteceram comigo e acho que qualquer pessoa que trabalhe criando, seja objetos, idéias, música e tals, vai se identificar com as minhas histórias.

No meu caso, uma das coisas que mais me dão prazer em criar, são minhas bijuterias, e no meu processo de criação pesquiso, tendências, materiais, estilos,  preço e mais, desenho as peças, vou aos fornecedores, faço o colar.

Quando eu divulgo na internet para VENDA ou coloco em lojas para VENDA, recebo emails e comentários no flickr, orkut, face e tals, do tipo:

“Nossa! Suas peças são lindas demais, dá vontade de comprar todas. Eu também sou Artesã e queria fazer o colar Ref 43, mas não tô achando a linha da mesma cor, você pode me dizer onde eu encontro?”

Ou essa outra pessoa aqui, que não sei se eu fiquei com muita raiva ou muito triste pela falta de sinceridade dela no primeiro email que recebi:

“Olá Gisele tudo bem? Estou entrando em contato pois vi seu Flickr e me interessei por algumas peças, você pode me passar um orçamento?”

Prontamente, mandei o email com tudo detalhadinho. Depois de um mês sem retorno decidi entrar em contato.
“Oi Fulana de Tal, gostaria de saber se você recebeu meu email com o orçamento e se posso te ajudar em mais alguma coisa”.

A resposta: “ah, não vou ficar com nenhum, eu estava apenas querendo saber por quanto você vende porquê estou pensando em começar a fazer bijuterias iguais as suas e achei que você não me daria as informações, desculpe, foi mal.”

Tudo bem, acho legal ser referência para os outros.  Acho legal também todo mundo se ajudar, afinal trabalho na web é basicamente isso,  compartilhar informações.  Mas falta de bom senso e cara de pau não dá, né?
Pena que eu fiquei tão irritada com a mentira que eu deletei e não respondi isso pra ela! Será que ela lê o Tricoteiras?

Por Gisele Moura

4 Comentários leave one →
  1. setembro 3, 2010 2:28 pm

    É bem mais fácil copiar algo que deu certo do que pesquisar referências, aumentar repertório e CRIAR algo novo.

    Atitude tipicamente short arms. Olha só:

    Mas o texto tá ótimo!

    Té mais!

    • setembro 8, 2010 4:19 pm

      Pois é Nego…já dizia o Velho Guerreiro!
      Obrigada e apareça sempre!

  2. Rubens Gualdieri permalink
    setembro 3, 2010 7:35 pm

    Oi Gisele,
    Muitas pessoas atribuem os males do mundo à muitos fatores de maior ou menor importância. Eu, particularmente, acho que a pior coisa do mundo é a falta de imaginação. Tirando o fato de uma pessoa sem imaginação ser deveras porre, a desgraçada ainda é: ressentida, invejosa, mentirosa, sem caráter e uma série de adjetivos pouco qualitativos que me vêm à mente. Infelizmente, quem lida com criação e processos criativos, terá sempre esse calo de ter uma pessoa sem imaginação pra atrapalhar o passo. De resto, dribla esses encostos ambulantes e pau na vida. Bjks

    • setembro 8, 2010 4:21 pm

      Obrigada Rubens…
      Vou continuar driblando essa galera, fazer o q né?

Deixe um comentário

